Return to site

Metas pessoais: atire no alvo certo

Como definir e atingir objetivos e metas

Primeiro, considere o que você deseja alcançar, e depois comprometa-se. Defina metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com data limite) que motivam você e anote para que as sinta tangíveis. Em seguida, planeje os passos que você deve tomar para realizar seu objetivo, e alcançar cada uma conforme você vai trabalhando.

Muitas pessoas se sentem como se estivessem à deriva no mundo. Trabalham duro, mas não parecem chegar a qualquer lugar que valha a pena.

Uma das principais razões para que se sintam desta maneira é não tenham investido tempo suficiente pensando sobre o que querem da vida, e não fixaram metas formais. Afinal, você partiria em uma grande viagem sem nenhuma ideia de seu destino final? Provavelmente não!

O estabelecimento de metas é um processo poderoso para pensar sobre o seu futuro ideal, e motivar-se para transformar a sua visão de futuro em realidade.

O processo de estabelecimento de metas ajuda você a escolher onde quer chegar na vida. Ao saber exatamente o que você quer conseguir, saberá onde deve concentrar seus esforços. Você também vai identificar rapidamente as distrações que podem, facilmente, enganá-lo.

Por que definir metas?

Atletas de alto nível, pessoas bem-sucedidas nos negócios, e empreendedores em todos os campos tem metas estabelecidas. Definir metas dá visão de longo prazo e motivação de curto prazo. Ajuda a concentrar estudos e ganho de conhecimento, e ajuda a organizar seu tempo e recursos para que você possa tirar o máximo proveito da vida.

Ao definir metas claramente definidas, nítidas, você pode medir os resultados e ter orgulho na realização dessas metas. Você verá o progresso futuro no que poderia parecer um plano longo e inútil. Você também vai aumentar a sua autoconfiança a medida que reconhece a própria capacidade e competência na realização dos objetivos que você definiu.

Começando a estabelecer metas pessoais

Você define suas metas em vários níveis:

  • Primeiro você cria um quadro geral do que você quer fazer com sua vida (nos próximos 10 anos, por exemplo), e identifica os objetivos de grande escala que você deseja alcançar;

  • Em seguida, divide esses padrões em alvos menores e menores que você deve bater para alcançar seus objetivos de vida;

  • Finalmente, depois de ter seu plano, você começa a trabalhar nele para atingir essas metas.

É por isso que o processo de estabelecimento de metas inicia olhando para seus objetivos de vida. Então, identifica as coisas que pode fazer em, digamos, nos próximos cinco anos, em seguida, no próximo ano, no próximo mês, na próxima semana, e hoje, e começa a andar na direção delas.

Passo 1: Definir objetivos de vida

O primeiro passo no estabelecimento de metas pessoais é considerar o que você quer conseguir em sua vida (ou, pelo menos, por um tempo significativo e distante no futuro). Definir metas de vida dá a perspectiva global que molda todos os outros aspectos da sua tomada de decisão.

Para dar uma cobertura ampla e equilibrada de todas as áreas importantes em sua vida, tente estabelecer metas em algumas das seguintes categorias (ou em suas próprias categorias, aquelas que são importantes para você):

  • Atitude - Há alguma parte da sua mentalidade prendendo você? Existe alguma parte do seu comportamento que perturba você? (Se sim, defina uma meta para melhorar o seu comportamento ou encontre uma solução para o problema.)

  • Artística - Você tem objetivos artísticos?
  • Carreira - Que nível você deseja alcançar em sua carreira, ou o que você quer alcançar?

  • Cidadania - Você quer fazer do mundo um lugar melhor? Se sim, como?
  • Educação - Existe algum conhecimento específico que você deseja adquirir? Que informações e habilidades você precisa ter para atingir outras metas?

  • Família - Você quer ser pai/mãe? Se sim, como você será um bom pai? Como você quer ser visto por seu parceiro ou pelos membros de sua família?

  • Financeiro - Quanto você quer ganhar, até qual etapa? Como isto esta relacionado com os seus objetivos de carreira?
  • Física - Existem objetivos atléticos que você deseja alcançar, ou você quer boa de saúde na velhice? Quais os passos que você vai dar para conseguir isso?

  • Prazer - Como você quer se divertir? (Você deve garantir que uma parte de sua vida é para você!

Dedique algum tempo para pensar nestas coisas, faça um brainstorming, e em seguida, selecione uma ou mais metas em cada categoria que melhor refletem o que você quer fazer. Em seguida, elimine algumas para que você tenha um pequeno número de objetivos realmente importantes para se concentrar.

Enquanto você faz isso, certifique-se de que as metas que você definiu são aquelas que você realmente deseja alcançar, não aquelas que os seus pais, familiares ou empregadores querem. (Se você tem um parceiro, você provavelmente vai querer considerar o que ele ou ela quer, no entanto, tenha certeza que você permanece fiel a si mesmo)

→ Considere, como fazem as empresas, a criação de uma Declaração de Missão, neste caso pessoal, isso pode ajudar a estabelecer objetivos mais ajustados.

Passo 2: Acertar menores Metas

Depois de definir seus objetivos de vida, faça um plano de cinco anos com metas menores que você deve atingir para concretizar seu plano de vida.

Em seguida, crie um plano de um ano, um plano de seis meses, e um plano de um mês com metas progressivamente menores para atingir seus objetivos de vida. Cada um destes deve estar baseado no plano anterior.

Em seguida, crie uma lista com as coisas que você deve fazer hoje para alcançar seus objetivos de vida.

Numa fase inicial, um de seus objetivos menores pode ser a leitura de livros e recolher informações sobre a realização dos seus objetivos de nível superior. Isso irá ajudá-lo a melhorar a qualidade e realismo do seu estabelecimento de metas.

Finalmente reveja seus planos, e garanta que eles se encaixam com a maneira que você pretende viver sua vida.

→ Se você sentir que ainda não está prestando atenção suficiente em determinadas áreas da sua vida, pode aplicar a técnica A Roda da Vida para avaliar sua satisfação e obter uma visão macro.

Mantendo o curso

Uma vez definido o primeiro conjunto de metas, mantenha o processo em andamento, revendo e atualizando diariamente sua lista de tarefas.

Revise periodicamente os planos de longo prazo, e modifique-os para refletir suas mudanças de prioridades e experiência. (Uma boa maneira de fazer isso é agendar revisões regulares mantendo um documento com anotações.)

Objetivos SMART

Uma maneira para tornar os objetivos mais poderosos é usar a técnica SMART, que significa:

Por exemplo, em vez de estabelecer como um objetivo "viajar para os Estados Unidos", é mais poderosa usar um Objetivo SMART "viajar para Estados Unidos e conhecer Miami, Washington e Nova Iorque até 31 de Dezembro de 2017." Obviamente, isso só será possível com uma série de providências concluídas com antecedência!

Dicas para estabelecer seus objetivos

As seguintes orientações gerais ajudarão a definir metas eficazes, realizáveis:

  • Descreva cada meta com uma declaração positiva - Expresse seus objetivos de forma positiva - "Executar esta técnica com perfeição" é uma meta muito melhor do que "Não cometa este erro comum".

  • Seja preciso - Defina metas precisas, com em datas, horários e valores de modo que você possa medir as conquistas. Se você fizer isso, vai saber exatamente quando o objetivo foi alcançado e pode obter completa satisfação por ter realizado.

  • Defina prioridades - Quando você tem diversos objetivos, definir a prioridade de cada um faz toda a diferença. Isso ajuda a evitar a sensação de pressão por ter muitos objetivos e direciona sua atenção para os objetivos mais importantes.

  • Escreva os objetivos – Isso os torna claros e aumenta sua força.

  • Mantenha as metas operacionais pequenas - as metas de baixo nível que você está trabalhando devem ser pequenas e realizáveis. Se um objetivo é muito grande, pode parecer que você não está progredindo em sua direção. Manter metas pequenas e incrementais aumenta as oportunidades de reconhecimento e recompensa.

  • Defina metas de desempenho, não metas de resultado - Tome cuidado ao definir metas que permitam o maior grau de controle possível. Pode ser muito desanimador não atingir um objetivo pessoal por razões que estão além de seu controle!

No mundo dos negócios, essas razões podem ser ambiente de negócios ruim ou efeitos inesperados da política do governo. No esporte, pode ser falhas de arbitragem, mau tempo, lesões, ou simplesmente falta de sorte.

Se você basear seus objetivos no desempenho pessoal, então, você pode manter o controle sobre a realização de seus objetivos, e ter satisfação com eles.

  • Defina metas realistas - É importante definir metas que você pode conseguir. Todos os tipos de pessoas (por exemplo, os empregadores, os pais, mídia, ou a sociedade) podem definir metas irreais para você. Muitas vezes eles vão fazer isso por ignorar seus desejos e ambições.

Também é possível definir metas muito difíceis, por não perceber os obstáculos no caminho, ou não entender muito bem que habilidades precisa desenvolver para alcançar um determinado nível de desempenho.

Alcançando objetivos

Quando você cumprir um objetivo, tire tempo para desfrutar a satisfação de tê-lo realizado. Verifique as consequências da realização do objetivo e observe o progresso que fez em relação a outros objetivos.

Se o objetivo era importante, escolha uma recompensa adequada. Isso ajuda a aumentar a auto-confiança.

Use a experiência de ter atingido este objetivo para rever o resto dos seus planos:

  • Se você alcançou o objetivo com muita facilidade, faça a sua próxima meta mais difícil.

  • Se o objetivo tomou um tempo desanimador para alcançar, faça a próxima meta um pouco mais fácil.

  • Se você aprendeu algo que o leva a alterar outras metas, faça-o.

  • Se você notou uma fraqueza em suas habilidades, estabeleça metas para corrigir isso.

Leve as lições aprendidas para o processo de definição dos próximos objetivos. Lembre também que seus objetivos vão mudar conforme o tempo passa. Ajuste-os regularmente para refletir seu crescimento em conhecimento e experiência, e se as metas passaram a não ser mais atraentes ou interessantes, considere abandoná-las.

Exemplo de metas pessoais

Com a chegada do ano novo, Henrique decidiu pensar sobre o que realmente quer fazer com sua vida.

Seus objetivos da vida são os seguintes:

  • Carreira - "Ser gerente de projetos na softwarehouse em que trabalho";

  • Artística - "Continuar a desenvolver minhas habilidades ilustração e publicar meu primeiro mangá";

  • Saúde - "Correr uma maratona";

Agora que Henrique listou seus objetivos de vida, ele decompõe cada um em objetivos menores, mais fáceis de administrar.

Vamos dar uma olhada em como ele poderia dividir seu objetivo de carreira - tornando-se gerente de projetos:

  • Meta de cinco anos: "Tornar-se líder de equipe"

  • Objectivo de um ano: "Dedicar-se a projetos que o envolvam maiores habilidades de gestão"

  • Meta de seis meses: "Começar um MBA em Gestão de Projetos"

  • Objetivo deum mês: "Reunir-se com o Diretor da empresa para alinhar o plano de carreira"

  • Objetivo de uma semana: "Conversar com o Gerente de Desenvolvimento para declarar intenção de carreira e identificar quais habilidades são necessárias para fazer o cargo"

Como você pode ver a partir deste exemplo, quebrando objetivos grandes em objetivos menores, fica muito mais fácil ver como o objetivo será realizado.

Pontos chave

O estabelecimento de metas é um importante método de:

  • Decidir o que você quer alcançar em sua vida.

  • Separar o que é importante do que é irrelevante, ou uma distração.

  • Motivar-se.

  • Construir sua autoconfiança, com a consecução dos objetivos.

Defina suas metas de vida em primeiro lugar. Em seguida, defina um plano de metas menores que você precisa concluir para completar seu plano de vida de cinco anos. Mantenha o processo em andamento, revendo e atualizando seus objetivos regularmente. E lembre-se de tirar tempo para comemorar os objetivos que você completou.

Se você ainda não definiu metas, faça a partir de agora. Ao fazer essa técnica parte de sua vida, você vai ver sua carreira acelerando, e vai saber exatamente como fez isso acontecer!

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OK