Return to site

Revele sua equipe superior!

“Não há estranhos aqui; Apenas amigos que ainda não conhecemos.” - W. B. Yeats

Uma das principais causas de falha em projetos e também apontada como mais importante fonte de baixos desempenhos em processos é a equipe. Sim, em geral as pessoas recebem grande destaque quanto o que devia ser realizado, por alguma razão não acontece, ou produz resultados indesejados. Ambiguamente, o chamado Fator Humano é um problema e, ao mesmo tempo, é uma imensa maior oportunidade.

Num cenário onde capital e tecnologia perdem espaço para o conhecimento aplicado, as pessoas são a fonte de inovação, superação e entrega de soluções de excelência. O conhecimento precisa ser impulsionado pela motivação para atingir metas. Descobrir e engajar talentos, estimular e promover dedicação superior e revelar o que as pessoas tem de melhor ocupa a atenção dos líderes e é parte fundamental da administração das organizações.

Conhecer cada membro de sua equipe é tão importante para alcançar desempenhos superiores quanto ter recursos financeiros e tecnológicos disponíveis em sua organização. As pesquisas de Bryan L. Bonner e Alexander R. Bolinger apontam que ao iniciar uma tarefa os membros da equipe deveriam discutir o conhecimento que cada um dispõe. Assim fazendo, o critério de poder do grupo muda de influência social para influência informacional.

Comprometer as pessoas exige, além de identificar o conhecimento que tem, um saber profundo de quem elas são, de onde vem, que motivos a trouxeram até aqui e onde elas pretendem chegar. A pressão constante por resultados, cronogramas apertados e os constantes “incêndios” por apagar podem levar a relacionamentos superficiais no ambiente profissional. Promover a reflexão e compartilhamento da trajetória de vida através da Biografia por Setênios é um método empiricamente testado para conhecer e analisar sua equipe.

A sabedoria chinesa reconhece diferentes fases da vida, diz que há 20 anos de aprendizado e crescimento, outros 20 anos para lutar e, finalmente mais 20 anos para alcançar a sabedoria. O desenvolvimento por setênios, proposto pelo pensador alemão Rudof Steiner, reconhece essas e outras fases e recomenda a analise dos fatos importantes da vida organizando-os em ciclos de sete em sete anos.

A primeira fase, até os 21 anos, concentra a formação do corpo e da personalidade, e divide-se em três setênios, dos 0 até os 7 anos, dos 8 aos 14 e daí aos 21 anos. Cada período apresenta crises de transição: aos sete anos, a criança vive uma crise de socialização; aos quatorze, a crise da sexualidade; e aos vinte a crise de identidade. Também há a fase adulta, dos 21 aos 42 anos, e a madura, dos 42 aos 63, também divididas em três etapas de 7 anos cada.

Pode-se obter incríveis resultados coma a aplicação de uma dinâmica que envolva autoconhecimento, conhecimento do outro e feedback positivo. Veja a seguir uma proposta em quatro etapas:

  1. Reúna pequenos grupos e estabeleça um tempo para que cada um desenvolva sua biografia (conheça perguntas-chave nesse link);
     

  2. Peça que cada um dos integrantes relate sua biografia enquanto os outros escutam e registram em cartões três pontos fortes ou virtudes do apresentador;
     

  3. Faça com que cada um dos ouvintes entregue o cartão e dê um feedback positivo sobre os três pontos que identificou;
     

  4. Repita até que todos tenham contado sua história e recebido o feedback positivo.

Surpreenda-se com as qualidades e competências que estão presentes em sua equipe e você ainda não sabia.

Aproveite a integração e espírito de equipe para diminuir a intolerância, alinhar objetivos e aumentar a sinergia . Empregue a energia positiva e motivadora no alcance de desempenhos superiores. Suba mais este degrau na construção de uma equipe de alto impacto!

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OK